terça-feira, 25 de dezembro de 2007

SINAIS E EVIDÊNCIAS

Existe no mundo indícios óbvios de que estamos vivendo os últimos tempos da igreja na terra. Não precisamos ir muito longe para constatar que existe todo um processso arquitetado por Satanás para afastar cada vez mais os homens da verdade da palavra de Deus e, com isso, manipular com eficácia as mentes e os corações para aderirem consciente ou inconscientemente a um modo de viver comprometido com as trevas. Se pararmos um momento para avaliarmos este fato à luz das sagradas escrituras, contataremos estupefatos que estamos de fato diante de um momento sem precedentes Históricos, uma época que as escrituras descrevem como um período anterior ao arrebatamento da igreja de Jesus Cristo.
E que sinais são estes que comprovam com exatidão profética que estamos em tal período? Basta apenas atentarmos para os fatos em evidência em nosso mundo e chegaremos a um conclusão indubitável de que vivemos a meia-noite do plano de salvação. Esta conclusão é perceptivel não apenas para cristãos que crêem na bíblia, mas também para muitos que mesmo não sendo cristãos aceitam o fato de que o nosso século vive um espécie de anomalia em todos os aspectos da vida.
As nossas sociedades, o nosso modo de viver, as instituições,enfim, todas as instâncias humanas estão sendo como que diretamente envolvidos em uma espécie de conflito que pode ser externo ou interno. Deste conflito surgem indagações concernentes a natureza destas circunstâncias. O que gera mais confusão no coração daqueles que não têm o entendimento que tais acontecimentos são parte de um quebra cabeças espiritual que aos poucos está sendo montado.
A velha batalha do bem contra o mal esta sendo agora travada com mais intensidade do que nunca e o campo de batalha é o coração e a mente dos homens deste século. Um luta que envolve o destino eterno de homens e mulheres. Um combate pelas almas dos homens. Esta intensa escaramuça é visivel. Como estudiosos das sagradas escrituras temos a certeza plena de quem será o verdadeiro ganhador desta guerra. Embora possa parecer que o mal esteja vencendo, é glorioso e confortador saber que Deus está no controle e que por fim irá tomar as rédeas do governo humano e por fim a este estado de coisas atuais.
Uma das claras indentificações deste tempo com o tempo que as escrituras descrevem como o fim dos tempos é sem sombra de duvídas o aumento da iniquidade e da incredulidade. Como toda certeza podemos fazer uma pergunta. Esta mesma pergunta foi proferida pelos lábios sacrossantos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e é: " porventura quando o Filho do homem voltar achará fé na terra? " Podemos fazer esta pergunta baseados na própria vida das pessoas que vivem em nosso tempo. Por vezes falamos de Jesus e acerca de sua morte expiatória, mas não obtemos retorno destas pessoas. Enquanto alguns dizem não ter tempo para enganjamentos religiosos, ou seja, assistir aos cultos de uma igreja assiduamente ou mesmo ser membro da mesma, outras pessoas abertamente negam a inspiração das escrituras com o discurso de que a bíblia foi escrita por homens e que por esta razão não é digna de crédito.
Tais impropérios ou tolices pronunciadas por tais indivíduos revelam claramente que espírito domina as mentalidades deste século, isto é, o espírito do erro. As sagradas escrituras afirmam que por haverem rejeitado a verdade, tais homens foram entregues por Deus a uma vida de desvarios e promiscuidade. Tendo a mente cauterizada e o coração obscurecido não conseguem discernir entre o certo e o errado. Na verdade o que ocorre é uma profunda inversão de valores que ameaçam a decência e a moral de nossa sociedade. O espirito do erro atuante no cenário deste mundo e mencionado pelo Apóstolo em sua epístola aos Tessalonicenses é o responsavel pela decadência e declinio de tal valores.
Não quero com isso dizer que homem não seja responsável. Se o espírito do erro opera em primeiro lugar é porque existe uma permissividade, uma abertura no coração dos homens que cedem aos apelos de Satanás e rejeitam o caminho da verdade. Esta rejeição abre as portas para o pecado e o pecado por sua vez endurece os corações, deixando o caminho livre para o domínio do Diabo.
Em vez de se fazer a vontade de Deus e tributar a ele a devida honra e o louvor, o homem sem Deus envolve-se com as trevas e o engano, adotando estilos de vida contrários às sagradas escrituras e deste modo compromete seu destino eterno. A Bíblia diz que Jesus veio a este mundo para destruir as obras do Diabo. Nesta presente dispensação a graça de Deus é oferecida a todos os homens indistintamente. Se homem aceitar as exigencias de Deus em Cristo será salvo. Caso contrário estará irremediavelmente perdido.
Tais exigências só podem ser cumpridas com a rendição incondicional do indivíduo a Deus e o reconhecimento de seu plano salvífico. Para se viver em vitória e liberto do poder das trevas deste século somente estando abrigado no esconderijo do altissimo. Jesus disse que a porta que conduz os homens aos céus é estreita, ao passo que a que conduz ao inferno e a perdição é larga. Ele ainda acrescenta com enfase que são muitos os que entram por ela lamentavelmente.
O mundo oferece as vantagens materiais e as distrações que acorrentam os homens a um modo de vida reprovavel. A porta estreita representa um caminho oposto as tradiçoes e vontades do mundo. É um caminho que deve ser percorrido com renuncia e desapego ao materialismo e ao viver fútil. É o andar na contramão das convenções humanas para fazer a vontade Deus sem reservas. A porta estreita em suma é o caminho da mortificação do próprio ego pecaminoso para trilhar a senda bendita que conduz a glória sempiterna.