segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Além

Distante do mundo de horror
Em doce paz descansa minha alma
Não teme do mar o furor
Nem temor meu ser abala...

Canções de paz eu sinto em mim
Doces sonetos forjados na cruz
Sempre ouvirei com dulçor sem fim...
Meu filho, na cruz te redimi!

E já tão longe destas plagas aquém
No lar eterno então estarei...
Com anjos cantando e dizendo amém
ao cordeiro nas doces terras de além!

Uma Questão de fé

Aqueles que têm coragem de encarar os desafios da vida com realismo, têm a condição de vencer os obstáculos da caminhada. Não podemos ignorar as dificuldades que se apresentam nos percalços da existência com o intuito de nos fazer desistir de nossos objetivos. Se enfretamos lutas, outros antes de nós já as experimentaram e com fé em Deus foram triunfantes.

Aqueles que ao primeiro obstáculo desistem de lutar, não podem usufluir da honra de sentir o sabor da vitória. Por mais que nos pareçam intransponiveis os obstáculos desta vida, não podemos nos esquecer de que temos um Deus poderoso que sempre nos capacita a vencer todas as situações simplesmente confiando pela fé em sua palavra. Os que assim procedem, além de serem campeões, sentem em seus corações a alegria que somente a fé incute no coração.

A Bíblia Sagrada nos incentiva a imitarmos a fé daqueles que nos antecederam e, cujos exemplos, figuram na galeria dos heróis da fé. Estes homens e mulheres que estão alí registrados veceram porque não confiaram em si mesmo,e, nem tampouco em seus talentos extraordinários. Por mais dons que possuíssem ou talentos natos, tais prerrogativas sem Deus eram incapazes de lhes conferir êxitos poderosos e vitórias cabais.

Qual era o seu segredo então? Porque eles se superaram? A resposta é: eles não se estribavam neles mesmos mais no Deus Todo-Poderoso que habita a eternidade e que concede a benção aquele que nele descansa. Quando temos esta mesma convicção em nossos corações e quando deixamos que nossa vida seja inteiramente controlada por Deus, o resultado é conhecido - bençãos sem medida e vitórias incomparáveis.

Este era,portanto,o segredo desses homens e mulheres notáveis que andaram com Deus no passado e,por isso, se destacaram dos demais que não confiram no Senhor. Confiar é o requisito básico para se conquistar aquilo que é nosso por direito. Temos que nos aproximar de Deus crendo que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). Com esta mesma proposição em nossos corações todo e qualquer desafio é transposto e pela fé Deus é glorificado em nós.

Deus deseja que sejamos valentes na fé. Que façamos todas as coisas confiando em seu poder e graça. Assim como os Heróis da fé, ele deseja nos revestir e nos fazer guerrreiros audazes para fazermos frente às hostes de Satanas nestes tempos finais.

A escola democrática - Uma Resenha

A escola pública democrática tem como principal atribuição preparar o indivíduo para a sociedade. Capacitando-o a ser uma cidadão crítico e apto para encarar a realidade de um mundo em corrente mutação. Os valores e as habilidades desenvolvidas devem formar um cidadão pensante, afeito ao diálogo e a interação com outros indivíduos.
Os conhecimentos sistematizados na escola são pilares importantes para a solidificação e estruturação do sujeito que aprende com a realidade das mudanças paradmáticas de nosso tempo e do próprio aprendizado em si, que sofre os entraves e as ideologizações da cultura em que o sujeito está mergulhado.
O ensino de 1°grau tem como finalidade preparar o cidadão para a vivência na educação, instilando neste indivíduo o desejo da continuação nos processos de apredizagem, ou seja, permitir que este aluno possar tirar o máximo de proveito das prerrogativas que lhe são apresentadas no contexto da escola.
O 1°grau seria, dentro desta realidade educacional, o estruturador de tais indivíduos bem como o incentivador de uma continuídade de apredizagem que tem começo, mas deve continuar por toda a vida. E perceptível no texto, a abordagem da escola pública como espaço de formação coletiva que deve ter um alvo pre-estabelecido e consistente de educar e preparar homens e mulheres para atuar no mundo como atores e não como meros expectadores.
O preparo de tais atores passa pelo crivo da escola, cujo compromisso de preparar estes indivíduos assume uma questão extraordinária e precípua, uma vez que o papel dos educadores e da instituição envolvida no processo está em jogo. Portanto, é imprescindível reconhecer que todo processo de educação sistematizada precisa de um total engajamento dos profissionais envolvidos no trabalho, sejam de qual especialidade for, todos efetivamente devem estar engajados para que a coisa fucione. Caso contrário os resultados não aparecem, e, sem resultados plausíveis, não se pode ter uma idéia da relevância e eficácia do método encetado.
Todos os profissionais devem estar em sintonia para que apareçam os êxitos pretendidos com a ação pedagógica, e o sucesso é exatamente perceber a assimilação do conteúdo transmitido e a sua aplicação na própria vida dos alunos.

Pensar, uma necessidade necessária

Pensar é preciso em qualquer ocasião.Nunca devemos tomar qualquer decisão baseados em impulsos emocionais ou movidos pelo calor do momento.Como seres racionais devemos refletir muito antes de tomarmos quaisquer atitudes ou fazer certas escolhas.Muitas pessoas simplesmente quebraram a cara porque em um dado momento de suas vidas seguiram um impulso ou uma inclinação momentânea.
Vivemos em uma sociedade que abraça modismos e tendências das mais variadas e estranhas.As pessoas são levadas muitas vezes por apelos sensuais e sedutores a aceitar o que inconscientemente não desejam.E quando se apercebem do erro que cometeram é tarde demais,o estrago já foi feito.
Propagandas perniciosas,estratégias de marketing e toda sorte de chamativos emocionais são usados por orgãos de publicidade para enredar suas vítimas, que na maioria dos casos é constituida de gente simples que não tem senso crítico aguçado e nem tampouco condições de se defender dos ataques midiáticos e da influência hipnotizadora dos comerciais.
O mercado capitalista explora todas as possibilidades para conquistar clientes.Nem que para isso tenha que colocar a corda no pescoço de muitos.Com ofertas mirabolantes e preços a perder de vista em prestações intermináveis,muitos incautos sacrificam suas finanças,sua comodidade e sua família para satisfazer seus desejos consumistas que mais tarde podem trazer sérias consequencias incontornavéis.
Portanto,é necessário antes de mais nada ter bom senso e uma dose de prudência no uso do dinheiro e dos recursos disponíveis.Se um conforto é supérfluo,e pode ser deixado para depois,é necessário ter um pouco de paciência. A falta de temperança hoje, pode resultar em tristeza e sofrimento amanhã.Por isso é sempre oportuno adotar o caminho da coerência e da parcimônia,para poder estar trânquilo e confortável no futuro. Pense nisso.