segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A escola democrática - Uma Resenha

A escola pública democrática tem como principal atribuição preparar o indivíduo para a sociedade. Capacitando-o a ser uma cidadão crítico e apto para encarar a realidade de um mundo em corrente mutação. Os valores e as habilidades desenvolvidas devem formar um cidadão pensante, afeito ao diálogo e a interação com outros indivíduos.
Os conhecimentos sistematizados na escola são pilares importantes para a solidificação e estruturação do sujeito que aprende com a realidade das mudanças paradmáticas de nosso tempo e do próprio aprendizado em si, que sofre os entraves e as ideologizações da cultura em que o sujeito está mergulhado.
O ensino de 1°grau tem como finalidade preparar o cidadão para a vivência na educação, instilando neste indivíduo o desejo da continuação nos processos de apredizagem, ou seja, permitir que este aluno possar tirar o máximo de proveito das prerrogativas que lhe são apresentadas no contexto da escola.
O 1°grau seria, dentro desta realidade educacional, o estruturador de tais indivíduos bem como o incentivador de uma continuídade de apredizagem que tem começo, mas deve continuar por toda a vida. E perceptível no texto, a abordagem da escola pública como espaço de formação coletiva que deve ter um alvo pre-estabelecido e consistente de educar e preparar homens e mulheres para atuar no mundo como atores e não como meros expectadores.
O preparo de tais atores passa pelo crivo da escola, cujo compromisso de preparar estes indivíduos assume uma questão extraordinária e precípua, uma vez que o papel dos educadores e da instituição envolvida no processo está em jogo. Portanto, é imprescindível reconhecer que todo processo de educação sistematizada precisa de um total engajamento dos profissionais envolvidos no trabalho, sejam de qual especialidade for, todos efetivamente devem estar engajados para que a coisa fucione. Caso contrário os resultados não aparecem, e, sem resultados plausíveis, não se pode ter uma idéia da relevância e eficácia do método encetado.
Todos os profissionais devem estar em sintonia para que apareçam os êxitos pretendidos com a ação pedagógica, e o sucesso é exatamente perceber a assimilação do conteúdo transmitido e a sua aplicação na própria vida dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário