sexta-feira, 7 de setembro de 2007

NÂO À PIZZAS E ÀS MARMELADAS


Ser brasileiro já não é uma tarefa fácil. Imagine temos que aturar as cenas tragicômicas de nosso palco político atual repleto de figurinhas conhecidas nossas de longa data. Assistimos aos mesmos capitulos de sempre e nos perguntamos de novo se dessa vez os protagonistas irão mesmo sofrer algum ônus por seus crimes ou se tudo acabará em pizza.


O julgamento dos mensaleiros está sendo denominado como um feito histórico em nossa nação. A imprensa falada e escrita tem feito questão de dar destaque e de revelar todos os detalhes dos bastidores do tribunal para que ninguém fique desinformado desse acontecimento.


Se os mensaleiros serão punidos ou não o tempo dirá. Mas, não deixamos de lado o nosso velho desconfiômetro de cachorro magro ligado no máximo, porque depois de tantas pizzas só mesmo vendo para crêr.


De tanto vermos ao longo dos anos que no Brasil só vai para a cadeia pobre e que os ricos sempre dão um jeitinho de escapar da condenação. O brasileiro parece conformado com a possibilidade de se repetir as mesmas e conhecidas manifestações de clemência de nossos magistrados, que de imparciais e insentos não têm nada.


A Lei no Brasil só funciona para os magnatas. Enquanto a Justiça é cega para o pobre, parece caolha ou zarolha para os poderosos que podem se valer de uma poderosa e cara banca de advogados que farão das tripas coração para absolver os seus clientes.


Eu acho que advogado que se prezasse e amasse sua profissão, não o dinheiro, deixasse de defender canalhas. No entanto, nem todos têm a mesma visão. Para uns o dinheiro é muito mais importante do que caráter e honradez. O que é lamentável.


Mas, enquanto os nossos supremos magistrados da alta corte brasileira não baterem o seu martelo com a sentença definitiva, ficaremos na expectativa e pedindo a Deus que a sentença seja de fato justa. Caso contrário, estaremos assistindo o axincalhe de nossas instituições e a desmoralização completa do Estado de Direito.


Se de fato existe justiça neste país e homens dignos para aplicá-la segundo a equidade e a sensatez, essa é a hora de se provar isso a todos nós. De outra maneira estaremos certos que tudo no nosso País só acaba em pizza e em outras coisas mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário